VORTEX: Manipulação de materiais bastante abrasivos


As válvulas desviadoras de agregado do fabricante Vortex são ideais para a manipulação de areia, cascalho, grãos, carvão e outros materiais abrasivos e difíceis de transportar.
Estas válvulas possuem revestimentos resistentes aos efeitos da abrasão e são fáceis de remover a partir de uma porta de acesso.

Os revestimentos estão presentes na superfície de contato com o material e também nas paredes interiores da válvula desviadora, evitando danos e desgastes. Com uma manutenção periódica dos revestimentos, a vida útil da válvula desviadora de agregado pode ser ampliada significativamente.

A porta de acesso da válvula desviadora permite uma inspeção e manutenção rápida e fácil, ao contrário das válvulas desviadoras tradicionais que exigem a remoção de válvula e a paragem do sistema.

As válvulas desviadoras tradicionais possuem vedações de borracha fina, que com uma frequente atuação começam a desgastar-se e afastar-se da válvula. Isto diminui a estanquicidade das vedações e aumenta a possibilidade de fuga do material. As válvulas desviadoras do fabricante Vortex utilizam uma folha de borracha espessa e bastante resistente para obter uma vedação estanque. Isto evita o desperdício e a contaminação de material.

Para diminuir os efeitos da abrasão, as vedações e os mecanismos internos da válvula do fabricante Vortex foram projetados para se afastarem do fluxo do material abrasivo.

Em algumas aplicações a “caixa de pedra” pode ser utilizada para aumentar a resistência aos efeitos da abrasão mecânica. Esta “caixa de pedra” é uma grade saliente em contato com a lâmina da válvula e à semelhança de um favo de mel tem células de depósito com um formato quadrado. À medida que o material flui da entrada da válvula desviadora, o material deposita-se nas células. Quando todas estas células são preenchidas cria-se uma folha de material, permitindo que o fluxo de material raspe contra os material depositado, em vez de raspar contra a lâmina da válvula. Este conceito reduz ainda mais os efeitos da abrasão mecânica na válvula, como a sua necessidade de manutenção, e aumenta a longevidade dos mecanismos internos da válvula.

Das características já anunciadas, a diminuição drástica do custo total da válvula desviadora deve-se à sua resistência aos efeitos de abrasão e à sua pontual necessidade de manutenção das peças de desgaste, ao contrário da solução tradicional em que é necessário uma manutenção contínua e completa das válvula desviadoras.

A construção padrão da válvula permite a sua utilização a 149° C. No entanto, podem ser feitas modificações para temperaturas superiores até 205° C. A válvula desviadora de agregado destina-se a desviar o material de uma fonte para apenas dois destinos. As adaptações da entrada e da saída também são possíveis. Os tamanhos das válvulas variam de 150 mm a 600 mm. Diferentes opções de atuadores; interruptores de posição; flanges e de revestimentos estão disponíveis.

Para mais informações consulte a equipa comercial da Alpha Engenharia ou visite o website em www.alphaengenharia.pt/PR55

Vídeo:

Download: