O novo botão de paragem de emergência, aumenta as potencialidades do sistema de segurança do fabricante BERNSTEIN.

As portas de segurança. para o acesso de máquinas ou de instalações, são geralmente protegidas por interruptores de segurança mecânicos conectados em série. Neste circuito, segundo a Directiva Máquinas, deve existir pelo menos um botão de paragem de emergência.

Para além deste requisito existe o “fault masking”, que é um problema muitas vezes subestimado, que deve ser considerado para evitar situações perigosas ao operador da máquina.

Com a Unidade de Emergência de Segurança (SEU), do fabricante BERNSTEIN, estes dois desafios são uma coisa do passado.

Graças à sua conexão M12, esta unidade de emergência de segurança pode ser facilmente integrada numa conexão de sensores de segurança (SRF), do fabricante BERNSTEIN.

Assim, com esta solução, é cumprido o requisito da Diretiva Máquinas que obriga a existência de pelo menos de um botão de paragem de emergência, como o problema do “fault masking” deixa existir.

Apesar de ser fácil identificar, na conexão em série, qual o botão de paragem de emergência que foi ativado. No sistema de segurança inteligente (“Smart Safety System”) do fabricante BERNSTEIN, cada equipamento fornece uma ampla gama de dados úteis numa produção ou numa manutenção preditiva inteligente.

Esta informação é disponibilizada através do sistema DCD que transmite via IO-Link os dados, de todos os sensores de segurança e botões de paragem de emergência, conectados em série, ao sistema de controlo. Isto permite a detecção precoce das falhas e evita uma paragem dispendiosa ou danos na máquina.

Esta solução, única no mercado até o momento, que combina o botão de paragem de emergência (SEU) com o sensor de segurança (SRF), é um pacote ideal para obter um sistema de segurança inteligente e uma monitorização electrónica das portas de segurança.

Para ver o vídeo de animação dos botões de paragem de emergência ou para saber mais sobre o problema “fault masking”, visite o nosso site em https://bit.ly/2E8dmG5