Sistemas de separação de impurezas metálicas para a indústria do açúcar

O mercado europeu de açúcar foi protegido durante muitos anos e os preços do açúcar eram elevados devido aos impostos de importação e às quotas de produção.

Na liberalização deste mercado, em que as fábricas de açúcar deixaram de estar limitadas a quotas de produção e de exportação, existiu um aumento na procura de ímanes capazes de remover peças e partículas metálicas no açúcar.

SUBPRODUTOS DE AÇÚCAR

Os ímanes são necessários, não só, para garantir que não encontramos um prego num saco de açúcar que compramos na lojas, mas também para cumprir com os elevados requisitos de qualidade da indústria alimentar, que obrigam os produtores de açúcar a filtrar partículas metálicas abaixo de 1 mícron.

Desta forma, os compradores industriais que utilizam o açúcar nos seus produtos (como por exemplo os fabricantes de alimentos como biscoitos; pasta de amendoim; geleia; comida para bebé; pão ou ketchup) evitam pedidos de indemnização ou recusas de fornecimento por parte das marcas de referência.

SEPARAÇÃO DE IMPUREZAS METÁLICAS NAS DIFERENTES FASES DE PRODUÇÃO DE AÇÚCAR

Como as peças metálicas podem entrar no fluxo de produção logo numa fase inicial, é recomendável a instalação de placas magnéticas, suspensas por cima das cintas transportadoras que alimentam a produção com a beterraba colhida no campo, para capturar os metais de maior dimensão.

Numa fase seguinte de produção em que as beterrabas, depois de serem limpas e cortadas em pedaços, caem através de uma calha podem ser instaladas as “placas magnéticas de arremesso” para a remoção das restantes peças metálicas visíveis.

Numa próxima etapa do processo as beterrabas são fervidas, produzindo um xarope fino e espesso que é fervido novamente e centrifugado, produzindo um açúcar cristalizado que depois é seco. É nesta fase, que as “grelhas magnéticas” podem ser instaladas para filtrarem as partículas metálicas de menor dimensão. Que embora sejam invisíveis ao olho humano, estas, podem ser a causa de uma avaria de uma máquina ou de uma reclamação de um cliente.

PROCESSOS CONTÍNUOS

Ao utilizarmos ímanes na fase final do processo produção de açúcar, temos que ter em conta que este processo é contínuo e que por isso não pode ser interrompido. Assim a limpeza das barras magnéticas deve ser permanente, caso contrário o íman ficará saturado com partículas metálicas.

Como o cristal açúcar flui bem, pode-se instalar um sistema estático. No entanto, em processos em que o açúcar se agarra às barras magnéticas, podemos também aplicar ímanes rotativos que mantêm o produto em movimento.

Porque sabemos que não existe uma solução universal, desde já, estamos disponíveis para determinar as técnicas mais eficazes para a sua aplicação.

Para mais informações, convidamos a visitar o nosso website https://bit.ly/2Ca5LHI.