As válvulas borboleta são constituídas por um corpo circular em forma de anel; um disco de vedação perpendicular ao escoamento do fluxo (obturador); um eixo que suporta as forças dinâmicas e estáticas do fluído que atuam sobre o disco quando a válvula está na posição aberta ou fechada ; além de um sistema de acionamento.
O material do corpo pode ser de aço-carbono ou ferro fundido e a sua seleção é baseada somente na sua resistência mecânica e no seu preço, sem se preocupar com a resistência à corrosão, abrasão ou erosão causada pelo fluido. Para estas aplicações a vedação do corpo é revestida com elastômeros ou termoplásticos.
As válvulas borboleta são rotativas, denominadas válvulas de 1/4 de volta, uma vez que o elemento móvel gira no seu próprio eixo e tem um movimento limitado a 90° de abertura e fecho.
O acionamento nas válvulas borboleta pode ser manual, por meio de alavanca ou caixa redutora, ou pneumático ou elétrico.
Dependendo da sua construção e da aplicação, podem operar tanto como válvulas de controle como de bloqueio.
São muito utilizadas em indústrias de mineração, alimentícias, bebidas, produtos químicos e petroquímicos, abastecimento e distribuição de água, tratamento de efluentes, papel e celulose, instalação hidroelétricas, etc.
Sabendo da popularidade das válvulas borboleta, a ALPHA ENGENHARIA aposta num elevado stock de válvulas; passando por uma seleção de fornecedores de renome mundial; e num suporte técnico qualificado de forma a que seja assegurada a satisfação adequada e contínua das necessidades dos seus clientes.