Bernstein: Um brilhante exemplo de uma tecnologia inovadora de segurança.

Em grandes instalações e máquinas, são instaladas geralmente muitas proteções metálicas de segurança para proteção do operador. De acordo com a Diretiva de Máquinas, além de se ter que monitorizar as proteções metálicas de segurança, em cada máquina tem que existir um ou mais botões de paragem de emergência.

Habitualmente, por razões económicas, a monitorização das proteções metálicas e a função de paragem de emergência são ligados em série, mas separadamente, o que obriga a instalação de vários relés de segurança. Com o sistema de segurança SMART da BERNSTEIN, esta ligação complexa é coisa do passado.

Além dos sensores de segurança SRF (Safety RFID), que monitorizam as proteções metálicas de segurança, os botões de paragem de emergência SEU (Safety Emergency Unit) podem também ser conectados no mesmo circuito de segurança. Graças ao sistema patenteado Daisy Chain Diagnostic System (DCD), uma grande quantidade de dados de diagnóstico e de segurança de cada dispositivo pode ser avaliada, por exemplo via Ethernet.

Com o novo botão de paragem de emergência iluminado da BERNSTEIN (SEU), o seu accionamento pode ser visível não só numa HMI (Human-Machine Interface), como num LED de grandes dimensões.

Em particular, os botões de paragem de emergência são expostos a uma enorme fadiga mecânica. Por isso, têm de ser substituídos após um certo número de acionamentos, que podem ser facilmente lidos com o sistema DCD. Isto permite que o botão de paragem de emergência seja substituída a tempo, antes que a sua vida útil seja excedida ( manutenção preditiva ).

Além disto e tendo em conta a problemática do “fault masking”, a conexão em série de componentes, como o SRF e o SEU, executa-se sem problemas, graças aos canais de OSSD automonitorizados.

Para mais informações consulte a equipa comercial da Alpha Engenharia ou visite o website em www.alphaengenharia.pt/PR35.

DOWNLOAD:

VÍDEOS: