Válvula desviadora para manipulação de sólidos abrasivos


O fabricante Vortex, com sua linha de produtos Titan, procurou responder aos problemas causados pela manipulação de sólidos abrasivos.

Nestas aplicações, de ambientes extremamente agressivos, aplicam-se válvulas desviadoras de grandes dimensões que são sujeitas a um elevedo desgate devido à manipulação de sólidos abrasivos.

Dos vários produtos da série Titan, a válvula desviadora de rampa giratória foi a que recentemente despertou maior interesse em todas as indústrias.

Devido às solicitações das empresas que lidam com a manipulação de materiais especialmente abrasivos – como alumina, bauxita, cimento, clínquer, carvão, cinzas volantes, cascalho e pedra, vidro, areia industrial, limão, pedra calcária, metais e minérios, potássio, areias, madeira e outros. – o fabricante Vortex projetou a válvula desviadora de rampa giratória para melhorar as velocidades de processamento e aumentar a longevidade das válvulas quando operam com estes produtos. As características inovadoras da válvula de rampa giratória são:

• O corpo da válvula é de aço carbono.

• A rampa giratória é independente.

• As peças em contacto com o material são revestidas com um metal bastante resistente à abrasão.

• Revestimentos opcionais podem ser instalados na entrada e saída da válvula desviadora, com o propósito de aumentar a durabilidade das suas peças internas. Habitualmente, os revestimentos são construídos a partir de um aço resistente à abrasão. No entanto, em aplicações extremas, os revestimentos podem ser construídos a partir de carboneto de crómio.

• Selagem completa a poeiras.

• A válvula desviadora de rampa giratória pode ser movida, “on the fly”, enquanto os materiais continuam a fluir, permitindo que o fluxo de material não seja interrompido. Esta é uma melhoria em relação às válvulas desviadoras tradicionais de tipo flapper, que recomendam que o fluxo de material seja interrompido antes de deslocar a lâmina.

• A inspeção, manutenção ou reparação podem ser realizada rápidamente e facilmente, enquanto a válvula desviadora permanece “in-line”, a partir de um painel frontal de acesso.

• A rampa pode ser removível, no caso de ter que ser inspecionada, reparada ou substituída.

• O fluxo de material pode ser direcionado parcialmente para dois destinos diferentes ao mesmo tempo. No entanto, como o fluxo de material será compartilhado, as taxas de fluxo em cada um dos destinos será diminuída, em comparação com taxas típicas de fluxo de um para um.

• Disponível na configuração de duas ou três vias.

Para obter mais informações sobre como a válvula pode melhorar o seu processo produtivo contacte-nos ou visite o website www.alphaengenharia.pt.